FCT NOVA lança nova spin-off AquaInSilico em parceria com Frontier IP

09.04.2020

A aposta na transferência de tecnologia da FCT NOVA continua a proporcionar a criação de empresas e investimento em soluções criadas a partir da investigação. AquaInSilico é a spin-off mais recente destes resultados e conta com a parceria da Frontier IP, empresa especializada em comercialização de propriedade intelectual universitária.

A AquaInSilico nasceu do trabalho de uma equipa do grupo de investigação Engenharia Bioquímica (Bioeng) do UCIBIO,  do Departamento de Química, que desenvolveu uma solução informática para otimizar a gestão do tratamento de águas residuais em diversos setores. Os algoritmos sofisticados desenvolvidos, com base em profundos conhecimentos biológicos e químicos, conseguem entender e prever problemas com os processos. Esta solução  permite que as empresas, como grupos de petróleo, cervejarias, celulose, papel, siderúrgicas, empresas de processamento de alimentos e recuperação de resíduos e estações municipais de tratamento de águas residuais, adaptem os seus sistemas de tratamento com mais eficiência e espera-se que consigam economizar até 25 por cento de seus custos operacionais.

A AquaInSilico  é o terceiro lançamento da Frontier IP em Portugal com a FCT NOVA. A equipa que conta com Jorge Santos, Mariana Matos e Maria Ascensão Reis da FCT NOVA, desenvolveu vários projetos de investigação em bioengenharia ambiental e industrial em colaboração com vários participantes da indústria mundial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to top